quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rescue e os Transtornos de Ansiedade

Ansiedade é uma reação biológica importante para a preservação da própria vida. É o que nos faz, por exemplo, olhar para os lados antes de atravessar uma rua. No entanto, a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves, adverte: “O excesso de ansiedade pode desencadear doenças como o transtorno de pânico, fobias específicas, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada”.
Segundo Aparecida, estudos internacionais apontam que entre 12% e 24% da população mundial sofrerão de algum tipo de transtorno de ansiedade no decorrer de sua vida. “As mulheres são mais vulneráveis em função de aspectos como a oscilação hormonal, genética e fatores culturais e sociais”.

As principais características do transtorno do pânico são ataques repetidos e inesperados seguidos de um período marcado por preocupações persistentes sobre o risco de ter novos ataques. As fobias são o medo excessivo e irracional por algo ou alguma situação – animais, insetos, avião, elevado, altura, etc. Já a fobia social é o medo persistente de estar exposto à avaliação dos outros o que desencadeia na pessoa um quadro de taquicardia, suor, ondas de calor, boca seca e até mesmo ataques de pânico.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é a presença de pensamentos e atos obsessivos: lavar as mãos a todo instante, trancar portas repetidas vezes, entre outros comportamentos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a ansiedade e preocupação excessivas, associada à sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço, irritabilidade e até dores, gastrite, colite e outras disfunções psicossomáticas.

Maria Aparecida das Neves aponta o Rescue como importante coadjuvante nos tratamentos de transtorno da ansiedade. Ele é um composto de Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência: ansiedade frente a situações novas, antes de exames médicos, entrevistas, acidente, choque, alarme, pavor, nervosismo e estresse.

Fonte: http://www.disqfloral.com.br/

Posologia, conservação, validade e contra-indicações

O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da freqüência de vezes tomadas ao dia; assim, recomenda-se tomar 4 gotas 4 vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, à tarde e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável.

Você poderá tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de tomá-lo no momento indicado). Não tomar doses acumulativas (por ex.: 8 gotas por vez).

Você pode colocar as essências vibracionais no suco, chá, leite ou água, mas não no refrigerante. O uso pode ser direto na boca ou diluído na água. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão antes de usá-lo.

Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco.

Manter o frasco bem fechado, longe do calor, luz, umidade, perfumes, aromas, cânfora, radiações e aparelhos elétricos (TV, celular, aparelhos de raios-X, forno de microondas, motores elétricos, etc).

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas do Brasil, a validade do floral é, geralmente, de 30 dias (ver data de validade no rótulo).

As essências Florais de Bach são naturais e não têm contra-indicação, não têm efeito colateral e não criam dependência física; podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos.

sábado, 2 de julho de 2011

HOLLY - da dureza de coração para a generosidade

Esse Floral é para a pessoa que sente ciúme, raiva, inveja, ódio, sentimento de vingança e desconfiança. A emoção é forte, uma raiva intensa que cresce e toma conta da pessoa deixando-a infeliz e incapaz de enxergar as coisas boas da vida. Pode sentir uma raiva generalizada das pessoas e ter explosões de mau humor. Geralmente está preparada para se defender, sempre achando que será atacada pelas outras pessoas porque não se sente amada.

Holly é um ótimo remédio para crianças que sentem ciúmes de seus irmãos. É uma essência fundamental para qualquer pessoa interessada no seu crescimento espiritual, pois traz a capacidade de dar amor incondicional.
O potencial positivo de Holly é o da generosidade. As pessoas que vivenciam esse lado positivo são amáveis e dispostas a dividir, mesmo quando tem problemas pessoais. Apoiadas por um senso de harmonia, elas encaram com prazer o sucesso alheio; desenvolvem o amor e a capacidade de doação. Assim, sente que a vida é mais colorida e vive de forma mais leve.

quinta-feira, 30 de junho de 2011



“Na natureza buscamos confiantemente tudo aquilo que precisamos para continuarmos vivos: ar, luz, alimentos, água, etc.. Assim é improvável que no Plano Maior que tudo nos fornece, a cura de nossas doenças e aflições tivesse sido esquecida”

Edward Bach

terça-feira, 28 de junho de 2011

A Vida do Dr. Bach - Pesquisa Completa


Texto preparado por Cynthia Accioly Abu Asseff para a Mostra Histórica sobre as Essências Florais, apresentada em várias cidades do Brasil durante o ano de 2006, por ocasião dos 70 anos da passagem do Dr Bach

Ao olharmos para a obra de Edward Bach, médico inglês, nascido em Moseley, na Inglaterra, em 24 de setembro de 1886, portanto há 120 anos atrás, se focalizarmos nos conceitos e na filosofia que estão por detrás de suas descobertas, concluímos que ele foi uma pessoa muito à frente de seu tempo.
Analisando sua biografia, aprendemos que além de extremamente intuitivo Bach era estudioso, dedicado ao trabalho e à cura, fosse como médico alopata, sanitarista, homeopata ou simplesmente “herbalista”, como gostava de ser chamado depois da descoberta das essências florais.

Nascimento e ligação com a natureza

Nasceu numa das regiões da Grã Bretanha que abrigou, em passado longínquo, a antiga cultura celta, guardiã de tradições religiosas ligadas à natureza.
Os celtas se relacionavam com as forças sutis ou espirituais dos fenômenos da natureza e com os seres elementais em seu cotidiano.
A Dra Carmen Monari, médica, terapeuta e educadora especializada nos Florais de Bach, incluiu em um de seus livros o significado do nome Edward Bach: Edward de origem teutônica significa “aquele que precisa ser o guardião, alerta de seus sentidos”
Bach em sua origem alemã significa “fonte de água” e em sua origem persa significa “jardim”.

Desde pequeno se sobressaia pela sua determinação

Filho primogênito de família descendente do País de Gales, Edward foi um bebê de saúde delicada, mas passados os primeiros meses de vida tornou-se uma criança cheia de vitalidade.
Desde pequeno se sobressaia por sua capacidade de concentração e por sua grande determinação. Era independente e tinha imenso desejo de saber. Bem humorado e alegre, desde menino tinha o hábito de sair sozinho pelos campos e sentar para observar detalhes da natureza.
Desde criança tinha o ímpeto de ajudar a qualquer ser que estivesse passando por uma aflição, fosse um animalzinho ou uma pessoa.


Ainda menino já falava em ser médico!

domingo, 26 de junho de 2011

Qual o seu Floral para o Momento?

Através das emoções descritas abaixo você poderá identificar um ou mais Florais para ajudá-lo (a) a vivenciar o momento atual com mais leveza e bem estar.

- Esconde seus problemas através de um rosto sorridente - Agrimony
- Está ansioso, como medos e pressentimentos estranhos - Aspen
- Crítico e intolerante com os outros - Beech
- Não consegue dizer não, ansioso para agradar o outro, não impõe sua vontade - Centaury
- Tem dificuldades para tomar decisões e pede opinião para os outros - Cerato
- Tem medo de perder o controle - Cherry Plum
- Repete os mesmos erros do passado - Chestnut Bud
- Possessivo, apego ao outro, cobra retribuição do outro - Chicory
- Vive no mundo da lua, não consegue se concentrar, tem sonhos mas não concretiza - Clematis
- Sente vergonha da sua aparência física ou sente-se sujo, impuro - Crab Apple
- Sente-se oprimido e sobrecarregado pelas obrigações que a vida lhe impõe - Elm
- Desanima facilmente após alguma dificuldade - Gentian
- Desesperado, pessimista, desistiu de lutar, acha que não vale mais à pena - Gorse
- Centrado em seus problemas, não gosta de ficar só, fala muito e afasta as pessoas - Heather
- Sente ciúmes, raiva, inveja e desconfiança, tem sentimento de vingança - Holly
- Sente saudades do passado, nostálgico - Honeysuckle
- Não gosta da rotina diária, deixa tudo pra depois, dificuldade para o trabalho - Hornbean
- Impaciente, se irrita com a lentidão do outro - Impatiens
- Não confia em si mesmo, se compara com os outros, tem medo de fracassar - Larch
- Sente medo de coisas conhecidas como avião, acidentes, morrer, falar em público - Mimulus
- Sente profunda tristeza que não sabe explicar de onde vem - Mustard
- Apesar da exaustão, continua lutando, não respeita seus limites - Oak
- Sente-se exausto, sem energia vital - Olive
- Sente-se culpado, até mesmo quendo o erro é do outro - Pine
- Muito ansioso, preocupado que aconteça algo de ruim com os entes queridos - Red Chestnut
- Sensação de pânico, terror, sente-se paralizado - Rock Rose
- Inflexível, muito exigente consigo mesmo, não se permite errar - Rock Water
- Indeciso entre duas situações - Scleranthus
- Inconsolável após uma grande perda ou choque emocional - Star of Bethlehem
- Desespero extremo, não entende o porquê do sofrimento - Sweet Chestnut
- Entusiamado ao extremo, quer convencer o outro dos seus ideais - Vervain
- Dominador, tende a ser inflexível, necessita ter poder - Vine
- É influenciado pelo ambiente com facilidade, tem dificuldade em mudar - Walnut
- Reservado, sério, gosta de ficar sozinho, mas às vezes sofre com isso - Water Violet
- Tem pensamentos repetitivos e constantes que o impedem de relaxar - White Chestnut
- Sente-se perdido, sem rumo, não sabe qual a sua vocação - Wild Oat
- Resignado, faz pouco para melhorar sua situação, apático - Wild Rose
- Tem ressentimento e mágoa, sente-se injustiçado pela vida ou por alguém - Willow

O Pequeno Cachorrinho Negro

Eu adoraria que Cristo tivesse tido um pequeno cachorrinho negro, de pêlo encaracolado e fofo como o meu; com duas longas orelhas sedosas e um nariz redondo e úmido, e olhos brilhantes, castanhos e ternos.
Estou certo de que se ele o tivesse, o pequeno cachorrinho negro saberia desde o começo que ele era Deus; não precisaria de prova alguma de que Cristo era Divino, e apenas veneraria o chão que ele pisou.
Receio que Ele não tenha tido, porque li como ele orou sozinho no Monte das Oliveiras; pois todos os seus amigos e discípulos se tinham ido; até Pedro, aquele chamado pedra.
E, oh, tenho certeza de que o pequeno cachorrinho negro, com seu coração tão terno e quente, nunca o teria deixado sofrer sozinho, mas teria ficado ao Seu lado; as Suas mãos em agonia teria lambido;
E considerando todas as graças, mas não a perda, quando eles O levaram embora, teria caminhado sempre atrás. E O seguido até a cruz.

Extraído do Livro: A Terapia Floral- Escritos selecionados de Edward bach

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reflexões

Antigamente, costumava-se dizer: “mente vazia é oficina do diabo”.

Hoje, nossas mentes estão repletas de preocupações, compromissos, informações de todos os tipos. E nos sentimos mais ansiosos, com medo.

As doenças do século XXI, não são mais as do corpo, mas as doenças da mente.
Cada vez mais vemos pessoas derrubadas pela depressão, pelo estresse, pelo pânico.
E assim, interrompemos a nossa missão de vida por esses problemas, frutos de uma sociedade vazia, que esqueceu do seu “Religare”, a sua ligação com um poder superior, com o seu criador.

Que tenhamos força de vontade para sermos mais fortes que essa correnteza que arrasta milhares de nós, contra nosso objetivo maior.

Que possamos fazer pelo menos um pouquinho para sermos pessoas melhores e tornar melhor senão o mundo, pelo menos o ambiente em que vivemos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Ser saudável é ser você mesmo!

O Dr. Edward Bach nos presenteou com uma filosofia maravilhosa! A nossa saúde é o reflexo do nosso estado mental. Com esse pensamento, podemos trabalhar tanto na cura como na prevenção.
Para entender sua filosofia, primeiramente é necessário aceitar que somos filhos de um criador (Deus, a energia universal, a causa primeira de todas as coisas). Em segundo lugar que estamos aqui na Terra, cada um com um objetivo maior. Todos nós temos um papel fundamental aqui, uma tarefa a realizar, algo de nós que deve ser colocado a favor do universo, para contribuir com o planeta como co-criadores.
Essa tarefa que nos comprometemos a realizar aqui no planeta, não precisa ser algo fenomenal, algo que marque gerações ou algo grandioso. Podemos ser um engraxate, um camponês, um médico, uma freira, uma tecelã, uma arquiteta... O fato é que devemos ser inteiros naquilo que fazemos, e que façamos aquilo que realmente a nossa essência nos pede. Precisamos apenas ser nós mesmos e nada mais...
Parece tão simples! Então por quê nos perdemos? Nos perdemos porque nos desviamos do chamado de nossa própria alma por diversos fatores como medo, desespero, insegurança, hipersensibilidade às influências e idéias externas, entre outros. E toda vez que nos desviamos desse chamado damos lugar para as doenças do corpo e da mente.
Então, trabalhando essas questões em nós mesmos, conseguiremos viver de forma plena e saudável, realizando a tarefa que nós fará desenvolver os nossos potenciais e aprender as qualidades necessárias à nossa evolução. Assim, compreendendo e aceitando os propósitos de nossa alma, seremos livres para prosseguir em nossa evolução com alegria e felicidade.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Estresse infantil no início da vida escolar

Uma pesquisa realizada por Lucy Ward, correspondente de assuntos sociais do jornal The Guardian, da Inglaterra, comprovou que as crianças experienciam um alto nível de estresse nos primeiros dias na escola, devido à separação de suas mães.
A pesquisa mostra ainda, que as crianças continuam mostrando sinais de estresse crônico após 5 meses depois do primeiro dia de aula ou de creche.
A análise concluiu que as crianças precisam de tempo extra e mais atenção dos pais após passarem o dia na escola, para que possam resgatar seu equilíbrio emocional e estarem prontas e mais centradas para o dia seguinte.
Se a atenção dos pais não acontece, a criança volta para a escola ainda mais agitada, o que pode levá-la a ter problemas de comportamento.
Mudanças de classe, de sala e de grupo também podem fazer com que a criança se sinta deslocada no início, e como consequência, vulnerável emocionalmente.
Os Florais de Bach podem ser grandes colaboradores para pais e filhos passarem por essa fase com mais tranquilidade e equilíbrio emocional.
A Practitioner de Bach, Carly Harding, sugere os seguintes Florais para auxiliar as crianças nessa fase:
Mimulus: Para crianças tímidas ou que têm medo de se expressar.
Vervain: Para crianças hiperativas ou que têm dificuldade de relaxar e acalmar-se.
Larch: Para crianças que não têm confiança de tentar coisas novas ou ir a lugares diferentes
Chicory: Para crianças que são muito apegadas e não querem ser deixadas sozinhas.
Walnut: Para crianças que não gostam de mudanças, seja uma escola nova ou qualquer modificação em sua rotina.
Fonte: Mona´s Flower

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AGRIMONY: da harmonia aparente para a paz interior

Este Floral é indicado para aqueles que ocultam seus sentimentos atrás de um rosto sorridente.
As pessoas "Agrimony" são geralmente alegres, joviais. e têm ótimo senso de humor. São sempre requisitadas pois criam ao redor de si um ambiente agradável.
Mas a alegria de Agrimony, mascara suas ansiedades e o tormento interior que carrega. Se estão sofrendo, na maioria das vezes irão ocultar por detrás do sorriso e muitas vezes até farão piada dos seus problemas.
Elas não gostam de estar sós e sempre buscam companhia. No entanto, na hora de dormir é que se dão conta de que os problemas lá estão e nesse momento podem sentir uma angústia profunda. Não gostam de falar de seus problemas, preferem ignorar o lado escuro da vida e evitar confrontos.
As pessoas de personalidade "Agrimony" ou que estão vivendo esse floral em sua forma negativa, podem recorrer ao uso de bebida alcoólica ou remédios antidepressivos para suportar a dor que não dividem com os outros. Podem também recorrer à alimentação excessiva ou algum outro vício para compensar a tristeza interior.
Ao tomar o Floral "Agrimony", essas pessoas passam a viver o lado positivo dessa vibração. elas se tornam realmente alegres e ótimas companhias, comunicando seus verdadeiros sentimentos e interesses abertamente. Aceitam que a vida tem um lado menos agradável e sabem lidar com isso. Irão desenvolver a alegria plena e verdadeira, o contentamento interior, a auto-aceitação e a tranquilidade de viver.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Problemas da Infância

Bebês e crianças podem receber as essências florais com total segurança e com muito bons resultados. Desde cedo, elas são acometidas por muitas emoções e períodos de stress; o tratamento desses problemas durante a infância permitirá que elas cresçam mais saudáveis e seguras.

Os Florais de Bach devem ser escolhidos para as crianças da mesma maneira que para os adultos; seja no caso de medo, dificuldades, cíumes e outras situações. A sua personalidade e características presentes são o ponto de partida para um determinado Floral ou uma combinação de vários.

A dosagem é também a mesma que é dada aos adultos: 4 gotas de 4 em 4 horas. Pode ser acrescentado na água, suco ou leite. A pequena dosagem alcoólica presente no floral é evaporada quando este é colocado na bebida quente.

Existem muitas situações da infância para as quais os Florais específicos são muito eficazes. Por exemplo, crianças que exigem atenção constante podem ser de natureza Chicory ou Vine. Aquelas que são sonolentas ou não conseguem manter a atenção podem precisar de Clematis. Crianças tímidas, acanhadas ou medrosas sugerem uma personalidade Mimulus. Crianças com tendência à raiva, vingança e ciúmes podem necessitar de Holly.
Vale ressaltar que não devemos generalizar e sendo assim, é importante considerar as necessidades de cada criança, individualmente.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rescue - O Floral do Resgate e do Socorro Imediato

O Dr. Bach era um grande observador do comportamento humano. No início de seu trabalho classificou 12 tipos básicos de comportamento e desenvolveu 12 florais que foram chamados de Doze Curadores. Ele iniciou seu trabalho com as flores em 1928 e, após essas doze descobertas, criou o primeiro Rescue, que continha apenas três componentes: Rock Rose, Clematis e Impatiens.

O Rescue foi usado pela primeira vez em um pescador que chegou quase morto à praia. O Dr. Bach colocou o Rescue em seus lábios e percebeu que em seguida ele foi voltando à consciência. O pescador logo se recuperou e no dia seguinte estava tão bem que quis voltar para o mar.
Em 1935, o Dr. Bach completou o seu sistema floral com 38 essências e fez o Rescue com cinco componentes:
Rock rose - coragem de vida para enfrentar momentos difíceis e melhorar sangramentos
Clematis - para manter-se com os pés no chão, acordado e presente
Impatiens - paciência, calma para relaxar até chegar o socorro
Cherry Plum - lucidez nos momentos difíceis
Star of Bethlehem - cicatrização de choques e traumas físicos e emocionais.
As indicações básicas para o Rescue são:
1. Sofrimentos agudos e emergências: qualquer acidente que tenha ocorrido com a própria pessoa ou que ela tenha presenciado, necessitando ficar bem até a chegada do socorro médico.
2. Sofrimentos antecipatórios: exames, entrevistas, consulta com dentista, ginecologista, viagens, pré cirúrgico, pós cirúrgico, expectativa de alta médica;
3. Pode ser utilizado a longo prazo, nos casos das pessoas que passam por sofrimentos crônicos ou que tomam vários remédios, pois o Rescue harmoniza e tira os efeitos colaterais dos alopáticos.
É bom lembrar que nenhum floral cria dependência. As pessoas se sentem bem, equilibradas e podem tomá-los por muitos anos. Eles ajudam nos tratamentos alopáticos, psiquiátricos, homeopáticos ou em qualquer terapia complementar. quem está fazendo quimioterapia ou radioterapia pode usá-los durante todo o tempo do tratamento. Os florais trazem bem estar para enfrentar melhor qualquer doença, pois agem na força de vida da pessoa e a ajudam a reagir e se recurepar.
Vale ressaltar que o Rescue nunca substituirá o tratamento médico. Ele apenas resgata a pessoa para o seu Centro, até que receba ajuda. Portanto ele é imprescindível para auxiliar qualquer pessoa.
Monari, C. Mona´s Flower. Informativo em gotas. 2010

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Encontre sua Essência!


A Terapia Floral é um método de autocura. Assim, Curar não é apenas automedicar-se, mas saber o que precisa ser curado para realmente promover o encontro profundo com o seu Eu. Isso significa ir até as causas que geram o sofrimento e não somente tratar de seus efeitos.
A identificação das causas e o ato de curar não envolvem apenas o uso de um floral para transformar, por exemplo, o medo que alguém tem do escuro, mas a descoberta do que o escuro representa na vida dessa pessoa.
É importante usar o floral para os diferentes tipos de personalidade - é o modo de ser de cada pessoa que estrutura a sua respectiva forma de sofrimento. Por exemplo: se uma mulher sente ciúmes de seu marido, se tem apego muito forte por tudo que "lhe pertence", este sentimento a afasta do seu Eu, fazendo com que ela não consiga viver a própria vida. Neste caso, é indicado o floral Chicory, para que o apego diminua em relação às pessoas mais próximas e os sentimentos de confiança e amor sejam realçados em si e nos outros de forma que ela enxergue.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Florais de Situação ou de Personalidade

Os Florais de Bach podem ser classificados de duas maneiras, de acordo com a sua finalidadade:

Florais de situação ou modo: Representam nossos sentimentos atuais, momentâneos, nosso estado mental, as situações agudas ou passageiras. Ao longo de nossa jornada podemos experienciar certas emoções devido às situações que vivenciamos e as relações que temos com as pessoas ao nosso redor. Aqui o Floral irá nos ajudar a agir de uma forma mais leve e equilibrada.

Florais de personalidade ou tipo: Neste caso, o Floral irá tratar traços enraizados mais profundamente em nossa personalidade. Quando dizemos "Eu sempre fui assim..." encontramos a chave para descobrir o nosso Floral de personalidade.
Nosso Floral de personalidade ajuda a descrever nossa natureza fundamental e como tendemos a reagir quando as coisas dão errado. Pode levar anos para descobrirmos qual o nosso verdadeiro Floral de tipo. Esse reconhecimento vem com o nosso auto-conhecimento.
O Floral de personalidade deve sempre ser acrescentado em nosso frasco de Florais, pois irá ajudar a potencializar o efeito dos Florais de situação.