Ansiedade é uma reação biológica importante para a preservação da própria vida. É o que nos faz, por exemplo, olhar para os lados antes de atravessar uma rua. No entanto, a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves, adverte: “O excesso de ansiedade pode desencadear doenças como o transtorno de pânico, fobias específicas, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada”.
Segundo Aparecida, estudos internacionais apontam que entre 12% e 24% da população mundial sofrerão de algum tipo de transtorno de ansiedade no decorrer de sua vida. “As mulheres são mais vulneráveis em função de aspectos como a oscilação hormonal, genética e fatores culturais e sociais”.
As principais características do transtorno do pânico são ataques repetidos e inesperados seguidos de um período marcado por preocupações persistentes sobre o risco de ter novos ataques. As fobias são o medo excessivo e irracional por algo ou alguma situação – animais, insetos, avião, elevado, altura, etc. Já a fobia social é o medo persistente de estar exposto à avaliação dos outros o que desencadeia na pessoa um quadro de taquicardia, suor, ondas de calor, boca seca e até mesmo ataques de pânico.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é a presença de pensamentos e atos obsessivos: lavar as mãos a todo instante, trancar portas repetidas vezes, entre outros comportamentos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a ansiedade e preocupação excessivas, associada à sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço, irritabilidade e até dores, gastrite, colite e outras disfunções psicossomáticas.
Maria Aparecida das Neves aponta o Rescue como importante coadjuvante nos tratamentos de transtorno da ansiedade. Ele é um composto de Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência: ansiedade frente a situações novas, antes de exames médicos, entrevistas, acidente, choque, alarme, pavor, nervosismo e estresse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões