sábado, 29 de janeiro de 2011

Rescue - O Floral do Resgate e do Socorro Imediato

O Dr. Bach era um grande observador do comportamento humano. No início de seu trabalho classificou 12 tipos básicos de comportamento e desenvolveu 12 florais que foram chamados de Doze Curadores. Ele iniciou seu trabalho com as flores em 1928 e, após essas doze descobertas, criou o primeiro Rescue, que continha apenas três componentes: Rock Rose, Clematis e Impatiens.

O Rescue foi usado pela primeira vez em um pescador que chegou quase morto à praia. O Dr. Bach colocou o Rescue em seus lábios e percebeu que em seguida ele foi voltando à consciência. O pescador logo se recuperou e no dia seguinte estava tão bem que quis voltar para o mar.
Em 1935, o Dr. Bach completou o seu sistema floral com 38 essências e fez o Rescue com cinco componentes:
Rock rose - coragem de vida para enfrentar momentos difíceis e melhorar sangramentos
Clematis - para manter-se com os pés no chão, acordado e presente
Impatiens - paciência, calma para relaxar até chegar o socorro
Cherry Plum - lucidez nos momentos difíceis
Star of Bethlehem - cicatrização de choques e traumas físicos e emocionais.
As indicações básicas para o Rescue são:
1. Sofrimentos agudos e emergências: qualquer acidente que tenha ocorrido com a própria pessoa ou que ela tenha presenciado, necessitando ficar bem até a chegada do socorro médico.
2. Sofrimentos antecipatórios: exames, entrevistas, consulta com dentista, ginecologista, viagens, pré cirúrgico, pós cirúrgico, expectativa de alta médica;
3. Pode ser utilizado a longo prazo, nos casos das pessoas que passam por sofrimentos crônicos ou que tomam vários remédios, pois o Rescue harmoniza e tira os efeitos colaterais dos alopáticos.
É bom lembrar que nenhum floral cria dependência. As pessoas se sentem bem, equilibradas e podem tomá-los por muitos anos. Eles ajudam nos tratamentos alopáticos, psiquiátricos, homeopáticos ou em qualquer terapia complementar. quem está fazendo quimioterapia ou radioterapia pode usá-los durante todo o tempo do tratamento. Os florais trazem bem estar para enfrentar melhor qualquer doença, pois agem na força de vida da pessoa e a ajudam a reagir e se recurepar.
Vale ressaltar que o Rescue nunca substituirá o tratamento médico. Ele apenas resgata a pessoa para o seu Centro, até que receba ajuda. Portanto ele é imprescindível para auxiliar qualquer pessoa.
Monari, C. Mona´s Flower. Informativo em gotas. 2010

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Encontre sua Essência!


A Terapia Floral é um método de autocura. Assim, Curar não é apenas automedicar-se, mas saber o que precisa ser curado para realmente promover o encontro profundo com o seu Eu. Isso significa ir até as causas que geram o sofrimento e não somente tratar de seus efeitos.
A identificação das causas e o ato de curar não envolvem apenas o uso de um floral para transformar, por exemplo, o medo que alguém tem do escuro, mas a descoberta do que o escuro representa na vida dessa pessoa.
É importante usar o floral para os diferentes tipos de personalidade - é o modo de ser de cada pessoa que estrutura a sua respectiva forma de sofrimento. Por exemplo: se uma mulher sente ciúmes de seu marido, se tem apego muito forte por tudo que "lhe pertence", este sentimento a afasta do seu Eu, fazendo com que ela não consiga viver a própria vida. Neste caso, é indicado o floral Chicory, para que o apego diminua em relação às pessoas mais próximas e os sentimentos de confiança e amor sejam realçados em si e nos outros de forma que ela enxergue.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Florais de Situação ou de Personalidade

Os Florais de Bach podem ser classificados de duas maneiras, de acordo com a sua finalidadade:

Florais de situação ou modo: Representam nossos sentimentos atuais, momentâneos, nosso estado mental, as situações agudas ou passageiras. Ao longo de nossa jornada podemos experienciar certas emoções devido às situações que vivenciamos e as relações que temos com as pessoas ao nosso redor. Aqui o Floral irá nos ajudar a agir de uma forma mais leve e equilibrada.

Florais de personalidade ou tipo: Neste caso, o Floral irá tratar traços enraizados mais profundamente em nossa personalidade. Quando dizemos "Eu sempre fui assim..." encontramos a chave para descobrir o nosso Floral de personalidade.
Nosso Floral de personalidade ajuda a descrever nossa natureza fundamental e como tendemos a reagir quando as coisas dão errado. Pode levar anos para descobrirmos qual o nosso verdadeiro Floral de tipo. Esse reconhecimento vem com o nosso auto-conhecimento.
O Floral de personalidade deve sempre ser acrescentado em nosso frasco de Florais, pois irá ajudar a potencializar o efeito dos Florais de situação.